Consultoria Para A Eliminação De Pesticidas Altamente Perigosos Em Cítricos No Brasil
“Consultoria Para A Eliminação De Pesticidas Altamente Perigosos Em Cítricos No Brasil”
A Rainforest Alliance está criando um mundo mais sustentável usando o mercado e forças sociais para proteger a natureza e melhorar a vida dos agricultores e comunidades florestais. A Norma de Agricultura Sustentável, juntamente com seus sistemas de garantia e tecnologia, foi projetado para agregar mais valor aos dois milhões de agricultores e milhares de empresas que usam a certificação Rainforest Alliance para conduzir uma produção agrícola e uma cadeia de abastecimento mais sustentável.
1. FUNDO
A Rainforest Alliance através do Anexo 4 visa desenvolver e manter agroecossistemas saudáveis e resilientes com dependência mínima de pesticidas. Ao aplicar boas práticas agrícolas e atividades de Manejo Integrado de Pragas (MIP), os agricultores podem obter um controle duradouro de pragas, protegendo a saúde humana e ambiental.
No entanto, apesar dos esforços globais para fazer a transição para uma agricultura de baixo consumo, muitos modelos agrícolas ainda dependem de pesticidas, incluindo Pesticidas Altamente Perigosos (HHPs), que são conhecidos por serem tóxicos para as pessoas e para os ecossistemas.
2. OBJETIVOS DA CONSULTORIA.
2.1. Objetivos gerais:
a) Estudar a viabilidade do uso de outros produtos como alternativa às moléculas: Fipronil , Imidaclopride, Thiamethoxam, Spirodiclofen e Glufosinate.
2.2. Objetivos específicos :
a) Desenvolver um programa para identificar as alternativas disponíveis para eliminar o uso de Fipronil , Imidacloprid, Thiamethoxam, Spirodiclofen e Glufosinate ammonium para controle de pragas e ervas daninhas considerando o contexto brasileiro para a citricultura.
b) Coletar informações sobre as moléculas e atividades de manejo de culturas atualmente eficazes para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas de interesse na citricultura.
c) Realizar uma análise de custo benefício das alternativas disponíveis para o controle de pragas e ervas daninhas na cultura dos citros.
3. LOCALIZAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO
a) Detentores de certificados cítricos no Brasil
4. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO CONSULTOR.
O consultor ou empresa de consultoria selecionada trabalhará sob a direção coordenada da RA do Mexico e do S&A South America, sendo responsável por:
Propor o quadro metodológico e cronograma de atividades para atingir os objetivos propostos
coletar dados que refletem a situação atual dos detentores de certificado, por meio de oficinas participativas, entrevistas e avaliação das informações obtidas virtualmente e/ou presencialmente.
Analisar as informações coletadas, sistematizar o resultado e apresentá-lo à Rainforest Alliance e Detentores de Certificado por meio de uma análise diagnóstica para receber feedback.
Gerar um diagnóstico participativo por meio da coleta de informações sobre as moléculas e atividades de manejo de culturas atualmente eficazes para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas de interesse na cafeicultura.
Realizar uma análise custo-benefício das alternativas disponíveis para o controle de pragas e ervas daninhas na cultura do café.
Estabelecer um programa para monitorar as condições atuais de uso das moléculas e o andamento desse programa.
Identificar alternativas disponíveis para eliminação do uso de Fipronil , Imidaclopride, Thiamethoxam, Spirodiclofen e Glufosinato de amônio para controle de pragas e plantas daninhas considerando o contexto brasileiro da citricultura.
Compilação de informações sobre as moléculas e atividades de manejo de culturas atualmente eficazes para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas de interesse na cafeicultura.
Funcionar como um elo entre os Detentores de Certificado e a RA para comunicação e execução das atividades.
Assegurar a execução das atividades comprometidas em tempo hábil, bem como a geração de relatórios de execução.
5. PERFIL DO CONSULTOR.
O consultor ou a empresa de consultoria deve atender, no mínimo, aos seguintes critérios para ser um candidato elegível para executar a consultoria:
Ter estudos e/ou experiência em agronomia, biologia, ecologia, manejo de recursos naturais e/ou áreas afins.
Experiência no desenvolvimento de Estruturas Metodológicas, pois deverá incluir uma proposta como parte de sua proposta técnica.
Experiência em gestão de experimentos de campo, coleta e análise de dados, bem como o fortalecimento de boas práticas agrícolas
Conhecimento e gestão de metodologias de pesquisa e análise sobre a situação atual da cafeicultura agrícola no país.
Experiência na implementação de instrumentos metodológicos de intervenção para resolução de conflitos e modelos organizacionais.
Capacidade de analisar informações quantitativas e qualitativas, sejam elas obtidas por meio de depoimentos, revisão documental ou visual.
É desejável que o consultor, além do português, seja capaz de se comunicar verbalmente e por escrito em espanhol e inglês.
6. DURAÇÃO DA CONSULTORIA.
Desde a data de assinatura do contrato até 31 de dezembro de 2023 (máximo de 6 meses).
7. RESPONSÁVEL PELA CHAMADA E SUPERVISÃO.
Todas as atividades e produtos desta consultoria serão supervisionados e aprovados por Magdalena Márquez, Agriculture Associate, em colaboração com Catalina Bastidas Manager Standards and Assurance South America, ambos da RA.
O consultor ou empresa de consultoria proporá um plano de trabalho programado para obter e entregar os produtos e resultados propostos que serão aprovados, supervisionados e dirigidos por Magdalena Marquez (RA).
O consultor ou empresa de consultoria coordenará e manterá comunicação constante com a equipe da RA local e regional para todos os assuntos: técnicos, revisões de material, aprovações de produtos e questões contratuais.
8. ENTREGAS E PLANO DE RELATÓRIOS
A pessoa ou empresa de consultoria selecionada não está autorizada a solicitar reembolsos de despesas de viagem ou outros tipos de despesas adicionais, todos os serviços associados à consultoria devem ser cobertos pelo prestador de serviços.
Os percentuais indicados serão os desembolsos efetuados pela RA para a consultoria com base na aceitação dos produtos entregues pelo consultor ou agência consultora. Essas porcentagens cobrirão taxas, equipamentos especializados, despesas de viagem e outras despesas associadas a esta consultoria. Para proceder aos pagamentos acordados no contrato, o consultor deverá aguardar a aprovação da RA dos produtos entregues, devendo ainda entregar a fatura contabilística correspondente ao contrato.
9. PROCESSO DE AVALIAÇÃO.
A empresa ou consultor (a) deve atender, no mínimo, aos seguintes critérios para ser candidato a ser elegível para executar a consultoria:
A empresa de consultoria ou consultor interessado deve se inscrever através da plataforma HireHive (https://my.hirehive.io/rainforest-alliance) para até às 20h00 do dia 22 de setembro 2023. Todos os documentos (proposta técnico-económica, calendário de atividades, CV e comprovativos adicionais relevantes para a avaliação) devem ser carregados em PDF diretamente na plataforma. As propostas recebidas por outros meios que não a plataforma acima mencionada não serão avaliadas. Se você tiver problemas para carregar informações na plataforma, tente abri-las em diferentes navegadores. As propostas recebidas após a data e hora limite acima não serão avaliadas. Para esclarecimento de dúvidas relativamente a esta convocatória, pode escrever para o email mmarquez@ra.org indicando como assunto Consultoria: Consolidação de competências.
Qualquer assunto não considerado nesta chamada será resolvido pela Rainforest Alliance , e sua decisão será final.
Todas as propostas serão avaliadas por meio de Processo Seletivo Competitivo, no que se refere ao escopo da consultoria.